Dia Municipal de Prevenção de Traumas Não-Intencionais Domésticos e de Lazer - Mais News

Dia Municipal de Prevenção de Traumas Não-Intencionais Domésticos e de Lazer


Hoje, 15 de Maio é o Dia Municipal de Prevenção de Traumas Não-Intencionais Domésticos e de Lazer (Florianópolis) 


A prevenção de injúrias no ambiente doméstico é uma realidade possível, determinando desafios aos profissionais da área de saúde para a redução do impacto das lesões não intencionais sobre a morbimortalidade de crianças e jovens do Brasil e do mundo. 


Por ser o ambiente de maior permanência da criança, o principal local de ocorrência desse evento é o próprio ambiente domiciliar, acentuando-se em crianças mais jovens. Quanto aos diversos tipos de injúrias que ocorrem em casa, as mais freqüentes são as quedas. 


As queimaduras acontecem em maior número em casa, na cozinha. Na faixa etária de 1 a 3 anos, estima-se que a grande maioria das mortes por afogamento acontece em piscinas residenciais. A quase totalidade das intoxicações ocorreu em casa, como também os acidentes escorpiônicos. 


É essencial a compreensão dos profissionais de saúde sobre a importância da prevenção das injúrias. Ainda hoje sendo predominantemente denominada como acidente, a injúria deve ser enfrentada através de medidas de controle e abordagens cientificamente eficazes, sob pena de não levarmos benefícios à saúde da criança. 


Um conjunto de iniciativas pode ser desenvolvido a partir de cada comunidade e em cada estabelecimento de saúde. O controle das injúrias físicas não intencionais é dever de cada pediatra e uma iniciativa ao alcance de todos.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Meinbezirk) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.