Dia Internacional do Brincar - Mais News

Dia Internacional do Brincar


Hoje, 28 de Maio é o Dia Internacional do Brincar 


O “World Play Day” é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar que é celebrado em mais de 40 países do mundo, Portugal incluído. Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. 


O brincar traz vantagens como a diversão, a educação, o aumento da concentração, criatividade, exploração e convivência. Apesar do brincar ser uma das atividades mais comuns da infância, ela é muitas vezes negligenciada, com os pais a não terem tempo para os filhos, com a crescente urbanização e perda de locais de brincadeiras, assim como com a comercialização do brincar, com o crescimento dos videojogos. 


Em certos países, o brincar é até um ato interdito pelo trabalho infantil e pelo recrutamento de crianças para a guerra. No dia 28 e ao longo da última semana de maio (a semana do brincar) realizam-se atividades onde a palavra de ordem é brincar. Entre outras atividades pode-se: Jogar jogos tradicionais ao ar livre; Brincar em parques infantis; Reunir pais, filhos e avós nos mesmos jogos; Incentivar brincadeiras nas escolas; Pegar nos brinquedos de criança; Fazer um piquenique com as crianças. 


A data foi criada em 1999 pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, sendo celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de maio por esta data ser o dia de aniversário da ITLA.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Road Affair) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.