Dia do Diário Oficial - Mais News

Dia do Diário Oficial


Hoje, 13 de Maio é o Dia do Diário Oficial (Criação da Imprensa Nacional)


A origem da Imprensa Oficial remonta à época da transferência da Corte Portuguesa para o Brasil. O Príncipe Regente D. João assinou em 13 de maio de 1808 o decreto que criou a Impressão Régia no Rio de Janeiro, para imprimir, com exclusividade, todos os atos normativos e administrativos oficiais do governo. 


Em 10 de setembro daquele ano foi impresso o primeiro jornal no Brasil, chamado Gazeta do Rio de Janeiro. Em 1 de outubro de 1862, o governo brasileiro, através de uma deliberação do Marquês de Olinda, passa a divulgar os atos legais através do Diário Oficial. 


Em 1877 é inaugurado o Palácio da Imprensa Imperial, em estilo com características do Manuelino, todo arquitetado para sediar os prelos e todo material da então tipografia oficial e em 15 de setembro de 1911 um incêndio danificou o prédio e parte do acervo histórico da instituição, inclusive arquivos de documentos, publicações. Em 1940, o Presidente Getúlio Vargas inaugurou uma nova sede para substituir a antiga, que ficou pequena. 


Em 1994, a Imprensa Nacional passou a utilizar recursos de informática. O papel da Imprensa Nacional consiste em publicar, preservar e divulgar os atos oficiais da administração pública federal; executar, com prévia autorização do Ministro de Estado, trabalhos gráficos destinados a órgãos e entidades da administração pública federal; e coordenar e executar as atividades relacionadas ao Museu e à Biblioteca da Imprensa Nacional. 




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (DOU) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.