Dia do Ceramista - Mais News

Dia do Ceramista


Hoje, 28 de Maio é o Dia do Ceramista


Os belos vasos de cerâmica são possíveis graças às mãos habilidosas do ceramista. Este domina técnicas milenares, que transformam argila ou barro em peças magníficas. Trata-se de uma profissão fascinante, cuja origem remonta o período Neolítico. 


Entretanto, a confecção de peças mais sofisticadas se deve aos ceramistas chineses, que usavam fornos para o cozimento da argila. Além da argila comum, os chineses usam o caulim para produção de porcelana, um tipo específico de argila branca, raramente encontrado no Ocidente. 


O resultado do trabalho na argila fina branca é espetacular! As peças apresentam acabamento e autenticidade únicos, típicos dos povos orientais. Até hoje, os famosos vasos de porcelana chineses apresentam alto valor comercial, considerados verdadeiras obras de arte. 


Com o passar dos séculos, a olaria ultrapassou fronteiras e cruzou oceanos. Atualmente, há ceramistas distribuídos nas mais remotas regiões do mundo. No Brasil, esse profissional tem uma data comemorativa: 28 de maio, Dia do Ceramista.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Stocksy United) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.