Dia Nacional do Despachante Aduaneiro - Mais News

Dia Nacional do Despachante Aduaneiro


Hoje, 25 de Abril é o Dia Nacional do Despachante Aduaneiro


O despachante aduaneiro é o responsável por cuidar dos processos de importação e exportação das empresas. Este profissional cuida da parte legal e administrativa das mercadorias que entram e saem do país. 


Em seu trabalho, ele representa importadores e exportadores perante os diversos órgãos que promovem o controle aduaneiro, como a Receita Federal, além de empresas operadoras do comércio exterior e da logística, como armazéns, transportadores, bancos, empresas certificadoras, portos e aeroportos. 


Como as operações aduaneiras são muito complexas e regidas por diversas normas, um simples descuido pode acabar em sanções. Por este motivo, o profissional que deseja se tornar um despachante aduaneiro precisa se especializar. O registro de operações no Sistema Integrado de Comércio Exterior, o Siscomex, a análise de documentos e a verificação de mercadoria estão entre as responsabilidades deste especialista.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Easyway) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.