Dia Mundial do Radioamador - Mais News

Dia Mundial do Radioamador


Hoje, 18 de Abril é o Dia Mundial do Radioamador


O radioamadorismo é um hobby técnico-científico e um serviço de telecomunicação (Serviço de Amador e Amador por Satélite). É praticado em quase todos os países do mundo por pessoas habilitadas e licenciadas pelas autoridades de telecomunicações para a intercomunicação e estudos técnicos sem motivo de lucro. 


A data homenageia a atividade do radioamadorismo, uma prática de manutenção de uma estação de radiocomunicação alternativa, com o objetivo de estabelecer contato com comunidades longínquas ou isoladas e auxiliar às autoridades na propagação de comunicados sobre situações de risco ou calamidades públicas. 


O radioamadorismo também é usado para entretenimento, transmitindo comunicações informais entre um grupo de pessoas. As pessoas que praticam o radioamadorismo são chamadas de radioamadores. A data, 18 de abril, foi estabelecida em homenagem à fundação da União Internacional de Radioamador (IARU). 


É uma confederação internacional de associações de radioamadores fundada em 1925, suas funções são as de representar os interesses dos radioamadores perante órgãos governamentais internacionais, bem como na União Internacional de Telecomunicações.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (The DXZone) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.