Dia Mundial de Combate à Meningite - Mais News

Dia Mundial de Combate à Meningite


Hoje, 24 de Abril é o Dia Mundial de Combate à Meningite


A data destaca a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e da melhoria das medidas de suporte àqueles que lidam com os efeitos potencialmente devastadores dessa doença mortal. 


Globalmente, mais de 5 milhões pessoas são afetadas pela meningite anualmente; a cada dez pacientes, um morre em decorrência da doença e outros dois, ficam com sequelas. De acordo com a Confederation of Meningitis Organisations (CoMO), a escolha do tema da campanha de 2020 reflete a importância de se derrotar a meningite e nos passos que podem ser dados para que isso se torne realidade. 


Meningite é uma infecção que se instala, principalmente, quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Alguns sintomas da meningite podem ser confundidos com os de outras infecções por vírus e bactérias. 


Não fique na dúvida: criança chorosa, inapetente e prostrada, que se queixa de dor de cabeça, precisa ser levada, o mais depressa possível, para avaliação médica de urgência. Os efeitos tardios da meningite podem ter um impacto permanente na vida do paciente, provocando: danos aos órgãos; perda da audição: lesão cerebral; dificuldade de aprendizagem; perda de membros.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (The Lancet) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.