Dia da Terra - Mais News

Dia da Terra


Hoje, 22 de Abril é o Dia da Terra


O Planeta Terra é um dos planetas que fazem parte do Sistema Solar e é o terceiro planeta mais próximo do Sol. A sua formação ocorreu há bilhões de anos, assim como a existência de vida aqui . Algumas teorias explicam sua origem, como a teoria da nebulosa solar. 


A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura externa, há também a interna que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida aqui. 


O Planeta Terra, também conhecido como mundo, planeta azul ou planeta água, tem cerca de 70% da sua superfície coberta por água. A existência dessa substância em seu estado líquido, juntamente à presença do oxigênio e a capacidade de reciclar gás carbônico fazem da Terra um planeta com características únicas. 


Curiosidades sobre o Planeta Terra: 

- Você sabia que a Terra não é plana? Os cientistas utilizaram várias técnicas para chegarem a essa conclusão. Atualmente, a geodésia é a ciência que faz estudos a respeito das dimensões, forma e gravidade do planeta e nos permite afirmar que a Terra tem o formato arredondado. 

- A rotação da Terra diminui gradualmente, contudo, de maneira praticamente imperceptível aos seres humanos. Essa diminuição é de aproximadamente 17 milissegundos a cada 100 anos e provoca o aumento da duração do dia. 

- A Terra não foi nomeada segundo o método romano de designação, ao contrário dos outros sete planetas do Sistema Solar.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (IBSA Foundation) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.