Dia da Engenharia do Exército - Mais News

Dia da Engenharia do Exército


Hoje, 10 de Abril é o Dia da Engenharia do Exército


Nesse conflito, ele teve sua vida brutalmente ceifada, ainda aos 46 anos, ao ser atingido por estilhaços de uma granada de artilharia inimiga, enquanto redigia a parte de combate após a conquista da Ilha Da Redenção, fazendo com que essa data, 10 de abril, fosse escolhida como data magna da Arma de Engenharia. 

A Engenharia divide-se em duas vertentes: de combate e de construção. A de combate apoia as armas-base, facilitando o deslocamento das tropas amigas, reparando estradas, pontes e eliminando os obstáculos à progressão e, ainda, dificultando o movimento do inimigo. Uma operação de grande envergadura, e que depende diretamente da Engenharia, é a transposição de cursos de água obstáculo. A Engenharia de Construção, em tempo de paz, colabora com o desenvolvimento nacional, construindo estradas de rodagem, ferrovias, pontes, açudes, barragens, poços artesianos e inúmeras outras obras. 


O Quadro de Engenheiros Militares (QEM) é formado pelos oficiais que cursaram o Instituto Militar de Engenharia. Possui diversas especialidades como: cartografia, computação, comunicações, eletricidade, eletrônica, fortificação e construção, materiais, mecânica de automóvel, armamento e química. Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma de conclusão de curso de nível superior em engenharia por instituição de ensino oficialmente reconhecida, em área a que pretende concorrer, além de ter no máximo 26 anos e altura mínima de 1,55m para as mulheres e 1,60m para os homens. 




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Cimento Itambé) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.