Dia da Aviação de Caça - Mais News

Dia da Aviação de Caça


Hoje, 22 de Abril é o Dia da Aviação de Caça


A data relembra o esforço e a audácia dos militares do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), o Esquadrão Jambock, que, no auge da Segunda Guerra Mundial, a bordo dos caças P-47 Thunderbolt, cumpriam missões no norte da Itália. 


O clímax da atuação da Força Aérea Brasileira ocorreu em 22 de abril de 1945, quando uma grande ofensiva dos Jambocks contabilizou 44 decolagens, totalizando 11 missões em um único dia. O dia amanheceu nublado. As três Esquadrilhas (Verde, Azul e Vermelha) do Grupo levantaram vôo a partir das 0830 h, com o objetivo de atacar estruturas e veículos próximos a San Benedetto. 


Uma delas decolou pouco depois, em direção ao sul de Mantua, para uma missão de reconhecimento armado, destruindo mais de 80 veículos, além de fortes, tanques e balsas. Ao fim do dia, o Grupo acumulou 44 missões individuais e destruiu mais de 100 alvos. Dois P-47 foram avariados e um abatido, sendo seu piloto capturado pelos alemães. 


Por este motivo, celebra-se então em 22 de abril o Dia da Aviação de Caça. A formação do Oficial Aviador da Força Aérea Brasileira começa na Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), onde o cadete recebe diversas instruções durante quatro anos, entre elas as de pilotagem nas aeronaves de treinamento T-25 Universal e T-27 Tucano.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Johnson Barros) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.