Dia Catarinense do Tropeiro - Mais News

Dia Catarinense do Tropeiro


Hoje, 26 de Abril é o Dia Catarinense do Tropeiro


Durante mais de um século, as trocas mercantis realizadas entre o planalto serrano e o litoral catarinense eram transportadas por tropeiros. O principal produto do planalto era o gado, e do litoral vinham os derivados da cana-de-açúcar, da mandioca e o sal. Parte desse caminho ainda existe – às margens da BR 282. 


O desenvolvimento da economia mineradora no Brasil foi responsável por uma série de transformações da colônia ao longo do século XVIII. O processo de interiorização promovido pelos bandeirantes, o incremento populacional, o enrijecimento fiscal da Coroa Portuguesa e a diversificação da sociedade são alguns dos poucos aspectos que podemos apontar nesse novo período. Contudo, não podemos resumir esse rico momento de nosso passado à extração do ouro e a cobiça metropolitana. 


O tropeirismo surgia como uma nova atividade que promovia a interligação dos polos econômicos antes inexistentes. As mercadorias importadas e alimentos eram trazidos no lombo de mulas que cortavam várias trilhas capazes de integrar diferentes pontos do território. Quando não aproveitavam as estradas há muito tempo abertas pelos índios, os tropeiros tinham o trabalho de desbravar a mata virgem para a criação de novas rotas. 


No século XIX, o território catarinense era cortado por tropeiros que faziam a travessia de gado entre São Paulo e o Rio Grande do Sul. Durante as pausas rápidas para descanso, os animais eram abatidos para alimentar as tropas famintas e o churrasco era preparado em fogo de chão e temperado com cinzas. Este costume da preparação da carne na brasa aos poucos foi introduzindo-se à região.



Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Portal do Rancho) Reprodução / Divulgação


____________________

É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.