Lituânia se declara um país independente - Mais News

Lituânia se declara um país independente


Hoje, 11 de Março é o dia em que a Lituânia se declarou um país independente


O parlamento da Lituânia, uma das ex-repúblicas socialistas soviéticas, declara o país báltico como estado livre e soberano, logo após separar-se de Moscou, à qual se anexara em 1940. Em 11 de março de 1990, a Lituânia foi a primeira república báltica a se desligar da União Soviética. 


A soberania viria apenas um ano e meio mais tarde. O resultado da votação era indiscutível: os parlamentares lituanos aprovaram a independência do país por 142 votos a favor, nenhum contra e apenas seis abstenções de comunistas ortodoxos da minoria polonesa. Com isso, a Lituânia foi a primeira das três repúblicas do Mar Báltico a se desligar da União Soviética.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Lithuania Travel) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.