Dia do Conservador - Mais News

Dia do Conservador


Hoje, 10 de Março é o Dia do Conservador


O conservadorismo ou conservantismo é uma ideologia política e social que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização. O conservador é aquele que defende o tradicionalismo e a transformação gradual, que geralmente são opostas às mudanças abruptas que ocorrem nos costumes ou na economia de uma sociedade. 


O conservadorismo é um pensamento político que teve inicio na Inglaterra, como uma reação à Revolução Francesa, no século XVIII. Este pensamento se espalhou pelo mundo principalmente depois do período do Terror Jacobino, que causou a morte de milhares de pessoas. O conservadorismo é um estado da mente, um tipo de caráter, uma maneira de olhar para a ordem social e civil. De um modo geral, o conservador dá primazia à continuidade histórica da experiência de um povo. 


Entretanto, entendem que mudanças saudáveis são necessárias, e por isso as opiniões conservadoras – por não serem doutrinas fixas – serão mais ou menos enfatizadas, de acordo com necessidade da realidade histórica. 


O conservador acredita que há uma ordem moral duradoura, pois uma sociedade governada pela crença em princípios morais duradouros, pelo senso forte de certo e errado, por convicções de justiça e de honra, será uma sociedade boa, independentemente do regime político vigente ou adotado. Por sua vez, uma sociedade sem valores será, seja qual for seu regime político, ruim.  




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Toluna) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.