Dia da Criação da Casa da Moeda - Mais News

Dia da Criação da Casa da Moeda


Hoje, 8 de Março é o Dia da Criação da Casa da Moeda


A casa da moeda foi fundada pelos portugueses em 1694 para fabricar moedas de ouro. Ouro este que era extraído das nossas valiosas e ricas minas. O estado de Minas Gerais, por exemplo, ganhou este nome devido à quantidade de ouro, prata e pedras preciosas que a região possuía. 


As primeiras moedas genuinamente brasileiras foram cunhadas apenas em 1695 na cidade de Salvador, onde ficava a primeira sede da CMB. A Casa da Moeda do Brasil (CMB) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Fundada em 8 de março de 1694. 


Foi criada no Brasil Colônia pelos governantes portugueses. Na época, a extração de ouro era muito expressiva no Brasil e o crescimento do comércio começava a causar um caos monetário devido à falta de um suprimento local de moedas. 




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (UNIVERSO MILLENNIAL) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.