Dia Catarinense de Conscientização e Preservação do Aquífero Guarani - Mais News

Dia Catarinense de Conscientização e Preservação do Aquífero Guarani


Hoje, 22 de Março é o Dia Catarinense de Conscientização e Preservação do Aquífero Guarani


Aquífero Guarani é um imenso aquífero que abrange partes dos territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e, principalmente, Brasil, ocupando 1 milhão e 200 mil km². O nome foi proposto em 1996 pelo geólogo uruguaio Danilo Anton. 


Este dia visa destacar a importância da preservação da água do reservatório Guarani e, consequentemente, adotar medidas nas atividades humanas, sobretudo, industriais e agrícolas, que têm provocado à contaminação dessa reserva d’água. 


O aqüífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul. O Aquífero Guarani é a principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e um dos maiores sistemas aquïferos do mundo. 


O Aquífero Guarani consiste primariamente de sedimentos arenosos que, depositados por processos eólicos durante o período Triássico (há aproximadamente 220 milhões de anos), foram retrabalhados pela ação química da água, pela temperatura e pela pressão e se transformaram em uma rocha sedimentar chamada arenito.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Namu Cursos) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.