Janeiro Verde-piscina - Mais News

Janeiro Verde-piscina


Mês de ações educativas e preventivas de combate ao câncer de colo de útero 


É o terceiro tumor mais frequente na população feminina com cerca de 16 mil novos casos por ano. O câncer de colo do útero quando diagnosticado em fase não invasiva ou em estágio I tem altas chances de cura (entre 80 e 90%).


E como Janeiro é o mês de conscientização do câncer de colo de útero inicia-se a campanha Janeiro Verde e a cor do mar, piscinas e das árvores ganham destaque fazendo parte de uma campanha muito importante internacional objetivando a conscientização e alerta da população feminina sobre a prevenção do câncer de colo do útero. 


O exame do colo do útero é feito através da realização de um exame citopatológico também conhecido como papanicolau, onde é recolhida uma pequena amostra de secreção vaginal e de células do colo do útero, usando uma espécie de cotonete ou uma espátula. Quando essas alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas é possível prevenir a doença em 100% dos casos.


Os sintomas são corrimento vaginal amarelado com odor desagradável, sangramentos menstruais irregulares e sangramento após a relação sexual, além de dores na região do baixo ventre.


Nos estágios mais avançados, a paciente pode apresentar dores pélvicas de forte intensidade, anemia, dores em região lombar, alterações miccionais e no hábito intestinal.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (ThitareeSarmkasat) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.