Dia do Juiz de Menores - Mais News

Dia do Juiz de Menores


Hoje, 03 de Janeiro é o Dia do Juiz de Menores


É responsável no Brasil para validar o Estatuto da Criança e do Adolescente, promulgado em 1990. O primeiro juiz de menores do Brasil foi nomeado em 1924, sendo escolhido para o cargo José Cândido de Albuquerque Mello Mattos, advogado e professor cuja bandeira era a defesa dos menores, durante a década de 20. 


Sua luta culminou na instalação do Juizado de Menores do Rio de Janeiro, o primeiro em toda a América Latina, em dezembro de 1923. Mello Mattos também foi o primeiro juiz de menores da América Latina. 


Hoje, a Vara da Infância e Juventude funciona em todo o Brasil, atendendo os problemas que envolvem os menores e direcionando segundo a legislação As principais rodoviárias e aeroportos também possuem postos do Juizado de Menores principalmente para atender autorizações para viagens.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Getty Images) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.