Dia Catarinense do Rio do Peixe - Mais News

Dia Catarinense do Rio do Peixe


Hoje, 17 de Janeiro é o Dia Catarinense do Rio do Peixe


A data comemorativa tem como objetivo incentivar a participação da sociedade no processo de educação ambiental e no desenvolvimento de ações voluntárias para despoluição e preservação de toda a Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe. 


O rio do Peixe é um curso de água do estado de Santa Catarina, e que banha os municípios de Calmon, Caçador, Rio das Antas, Videira, Iomerê, Pinheiro Preto, Tangará, Ibicaré, Herval d'Oeste, Luzerna, Joaçaba, Lacerdópolis, Erval Velho, Campos Novos, Ouro, Capinzal, Ipira, Piratuba, Alto Bela Vista, Peritiba, Jaborá. Faz parte da bacia do rio da Prata. Sua nascente está no município de Calmon e sua foz no rio Uruguai, no município de Marcelino Ramos, Rio Grande do Sul. Foi batizado com este nome pela abundância de peixes encontrada em suas águas, na época de sua exploração. 


Hoje encontra-se poluído e degradado. Foz do rio do Peixe no rio Uruguai a jusante da ponte rodoferroviária de Marcelino Ramos, Rio Grande do Sul. Foi batizado com este nome pela abundância de peixes encontrada em suas águas, na época de sua exploração. Hoje encontra-se poluído e degradado. Em sua margem esquerda encontra-se a histórica Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande que liga os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Lucas Alves) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.