Criação da 1ª Tipografia no Brasil - Mais News

Criação da 1ª Tipografia no Brasil


Hoje, 05 de Janeiro é a Criação da 1ª Tipografia no Brasil


No dia 5 de janeiro é a data oficial em que a primeira tipografia entrou em execução no Brasil, no ano de 1808. 


O processo consiste na utilização de tipos móveis, com um sistema de impressão direto com o uso de matriz em relevo, onde cada letra corresponde a um tipo. Um trabalho muito detalhado e artístico, onde eram impressos os livros daquela época. 


Graças a esse processo gráfico, ficou mais rápido e mais fácil o processo de impressão, que antes era realizado manualmente. A informação e o conhecimento chegavam mais rápido até as pessoas e cada vez mais longe. 


Com a tipografia se instaurando no país, periódicos foram surgindo e que mesmo com a censura, conseguiam transmitir suas ideias e auxiliar os brasileiros com esclarecimentos. Em 1808 não existiam jornalistas no Brasil. 


Então, quem se arriscava nos periódicos eram escritores, médicos, advogados, e qualquer pessoa que quisesse se aventurar nas páginas dos jornais. Estes primeiros jornalistas brasileiros sabiam que precisavam auxiliar o povo a encontrar seu caminho, e foram responsáveis por ajudar na Independência do país. 


Hoje em dia já contamos com diversos processos gráficos, que aliás são muito modernos! 




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (lettering) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.