Dia Catarinense do Plantio de Árvores Nativas - Mais News

Dia Catarinense do Plantio de Árvores Nativas


Hoje, 03 de Dezembro é o Dia Catarinense do Plantio de Árvores Nativas


O estado de Santa Catarina ainda preserva regiões de mata atlântica, contudo, não está nem perto da cobertura vegetal original. 


O mais curioso é que o processo de desmatamento é de certa forma recente, afinal faz apenas seis décadas que os catarinenses começaram a observar os efeitos de ter menos árvores compondo o cenário. Além do desmatamento há que se considerar a presença de árvores invasoras vindas de outros estados e que contribuíram para a redução de espécies nativas. 


Há algum tempo se iniciou um projeto de recuperação das árvores nativas do estado e a seguir listamos com detalhes cada uma delas. Conheça mais sobre a cobertura vegetal de um dos estados brasileiros com maior ligação com a natureza. 


Uvaia, Goiaba da Serra, Guabiroba, Grumixama e Guabiju são árvores que produzem frutos ainda pouco conhecidos pelos catarinenses. Árvores nativas são espécies de um local, endêmicas para a região e, ao longo das décadas, passaram por rigorosa seleção natural. 



Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (R_Tee) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.