Secretário da ONU pede mundo unido contra a covid-19 - Mais News

Secretário da ONU pede mundo unido contra a covid-19


Guterres pede mundo unido "como nunca" para superar emergência da Covid-19


Secretário-geral falou a correspondentes em entrevista coletiva, que antecede o debate de líderes internacionais na 75ª Assembleia Geral da ONU; por causa da pandemia, será a primeira Assembleia virtual da história com destaque para cessar-fogo global, ação climática e recuperação pós-Covid-19.


O secretário-geral citou a pandemia como uma crise diferente que levará a uma sessão da Assembleia Geral da ONU ímpar. 


António Guterres revelou que pedirá o reforço do cessar-fogo global para o combater o novo coronavírus, destacar a recuperação da pandemia e a mudança climática no debate geral que começa na terça-feira.


Questões


Este ano, as intervenções de chefes de Estado e de governo serão feitas de forma virtual. Guterres disse que por causa das circunstâncias, a união e a cooperação são mais necessárias que nunca. 


“Precisamos de ser humildes, reconhecer a nossa vulnerabilidade e reconhecer que temos que nos unir e ser solidários para pudermos responder a esses desafios. Por isso, eu acho que as Nações Unidas nunca foram tão necessárias como hoje. De alguma forma estamos a viver um momento refundacional semelhante ao de 1945. 45 foi a segunda Guerra Mundial. Mas agora com a Covid-19, com as alterações climáticas é uma vez mais um toque alerta e independentemente das diferenças que existem de afirmação de soberana nacional que todos reconhecem, para ser possível termos uma governança global muito mais eficaz do que a que temos hoje.” 


Ele destacou ainda que a semana de alto nível da Assembleia Geral ocorre diante de uma pandemia que matou quase um milhão de pessoas. A organização anunciou que a Covid-19 já teve mais de 27 milhões de notificações. 


“A mensagem não é específica para nenhum país. É específica para todos os países do mundo. Eu acho que é claro que em todos os países do mundo não houve a capacidade de coordenar esforços. Não havendo uma capacidade de coordenar esforços o vírus avançou por onde pôde. E avançou de uma forma trágica. O meu apelo é que este é o momento de unir esforços e é o momento de responder de for efetivo para que não venha uma segunda vaga que comprometa todos os avanços que foram alcançados. O meu objetivo não e resolver o problema em um país, mas que o problema possa ser resolvido igualmente em todo o mundo.” 


Programa 


O chefe da ONU disse haver “um programa completo e as apostas não poderiam ser maiores”. A sessão também apresentou dados sobre ações da ONU desde o início e os passos seguintes na sequência da crise. 


Guterres explicou que o apelo internacional em favor de um cessar-fogo global terá como prazo o final do ano. Para ele, o vírus é a ameaça de segurança global prioritária no mundo e a razão do primeiro pedido feito em março.  


Ele disse que o apelo se repercutiu nos Estados-Membros, na sociedade civil e em vários grupos armados, tendo citado o Afeganistão e o Sudão por “novos passos promissores em direção à paz”.  


Crise 


Em relação a situações na Síria, Líbia, Ucrânia, ele disse que um cessar-fogo ou pausa nos combates podem criar espaço para a diplomacia. No Iêmen, Guterres afirmou que um cessar-fogo permitiria retomar o processo político. 


Mais do que uma crise sanitária, a ONU considera a pandemia “uma crise humana que expôs desigualdades severas e sistêmicas”. A organização estima que a economia global pode se contrair cerca de 5% neste ano. Até 100 milhões de pessoas podem ser jogadas novamente na extrema pobreza.  


Para a ONU, ganhos na igualdade de gênero correm o risco de serem revertidos por décadas. O desenvolvimento humano global pode cair pela primeira vez desde que começou a ser medido, em 1990.  


Vacinas 


 Guterres disse que as próximas semanas serão decisivas para vencer o vírus, Ele apontou as esperanças na imunização, mas destacou não haver “panaceia em uma pandemia” e que somente uma vacina não pode resolver esta crise no curto prazo.  


O chefe da ONU disse que é preciso expandir de forma maciça as ferramentas novas e existentes que podem responder a novos casos e fornecer tratamento vital para suprimir a transmissão e salvar vidas, especialmente nos próximos 12 meses. 


Para ele, uma vacina deve ser vista como um bem público global: acessível e disponível para o povo. 


Guterres falou do alastramento da desinformação sobre uma futura vacina, gerando hesitação e teorias de conspiração. Estas resultam em desconfiança nas vacinas em todo o mundo. 


O secretário-geral apontou ainda que o planeta está perdendo a batalha contra a mudança climática ao lembrar que muitos esforços para erradicar a pobreza e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável já eram assombrados pelo problema. 


Multilateralismo 


Ele destacou que as emissões de gases de efeito estufa atingiram novos recordes em 2020, o Hemisfério Norte teve o verão mais quente já registrado ao lembrar que a recuperação da Covid-19 é a chance de atingir os objetivos. 


Para o chefe da ONU, a recuperação deve estar alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris sobre Mudança Climática. 


Na segunda-feira, os Estados-membros vão adotar uma declaração marcando o 75º aniversário das Nações Unidas e reafirmando o reforço do multilateralismo. 


O secretário-geral reiterou que com a celebração dos 75 anos, deve haver união como nunca antes para superar a emergência e ação, trabalho e prosperidade defendendo a visão da Carta da ONU.




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: ONU News
Foto: Reprodução ONU / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.