Teletrabalho sem adaptação do ambiente pode causar dores no corpo e perda de sono - Mais News

Teletrabalho sem adaptação do ambiente pode causar dores no corpo e perda de sono


O teletrabalho ou home office tornou-se uma realidade para muitos trabalhadores durante essa pandemia. Porém, sem uma adaptação adequada ou um acompanhamento por parte do setor da saúde do trabalho, a mudança pode aumentar as dores no corpo e trazer problemas para o sono. 

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo em parceria com o Instituto de Estudos do Emprego, do Reino Unido, ouviu mais de 530 trabalhadores entre junho e julho deste ano para saber como estão as condições do trabalho remoto no Brasil. Dos entrevistados, 87% começaram a trabalhar em casa por causa da pandemia, mas apenas 15% receberam algum suporte do empregador. 

A servidora pública Celina Coelho teve que investir com recursos próprios para adaptar a casa ao trabalho. 

Mais da metade dos trabalhadores relataram aumento de desconfortos físicos. 55% dos entrevistados afirmaram que a perda do sono aumentou. 57% relataram aumento de dores no pescoço, e 58% tiveram aumento de dores nas costas. Além disso, foram relatados outros sintomas com frequência maior que o habitual, como fadiga ocular e dor de cabeça. 

A pesquisa ainda incluiu um instrumento usado pela Organização Mundial da Saúde para avaliar o estado de saúde mental e bem-estar das pessoas. De uma escala de 0 a 25, a amostra estudada no Brasil teve uma nota 13, considerada de baixo bem-estar. 

Um dos autores do estudo, o pesquisador da FGV Alberto Ogata, destacou que as pessoas relataram uma dificuldade maior para gerenciar o tempo e dividir a vida pessoal da profissional. 

Dos entrevistados, 62% disseram que não fazem atividade física como antes; 46% dizem que estão trabalhando mais horas e em horários irregulares e 35% continuaram trabalhando mesmo tendo ficado doente. 

O estudo alerta para que as empresas tomem medidas para melhorar as condições do teletrabalho. Caso contrário, as taxas de adoecimento tendem a aumentar.




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Radioagencia Nacional / Lucas Pordeus León
Foto: Lotus / Divulgação



____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.