Relator pede a governos que suspendam ordens de despejo - Mais News

Relator pede a governos que suspendam ordens de despejo


Em comunicado, especialista sobre direto à moradia, Balakrishnan Rajagopal, diz que mais de 11 mil pessoas já foram expulsas de suas casas no Brasil e no Quênia; para ele, países em todo o mundo têm que decretar moratória porque na pandemia, as pessoas não tem aonde ir. 


A garantia de não ser despejado de casa deve ser central em qualquer estratégia de resposta à pandemia. A declaração é do relator especial* sobre o direito à moradia, Balakrishnan Rajagopal. 


Em comunicado, ele alertou para o que chamou de um “tsunami iminente de despejos” ao redor do mundo durante a pandemia. Ele pediu que todas as ordens de expulsão sejam suspensas até o final da crise global. 


Perda 

Rajagopal disse que o número de despejos tem crescido. Segundo ele, mais de 11 mil pessoas no Brasil e no Quênia foram forçadas a deixar suas casas. 


O especialista afirma que a perda do lar durante a pandemia pode significar perder a vida, uma vez que ambos os direitos estão diretamente ligados. 


O relator contou que a relocação é uma ameaça em países como Haiti e tem crescido em outras partes do mundo, num perigo que se tornou global. 


Com a pandemia, muitas nações decidiram proibir ordens de despejo, mas a suspensão está se esgotando em várias partes. Para Rajagopal, com o desemprego causado pela Covid-19, os governos terão de garantir a permanência das pessoas em suas casas porque elas não têm mais como pagar o aluguel ou a hipoteca da moradia. 


Moratória 

E ele acrescenta que a moratória também tem de valer para cidades que estão proibindo os abrigos para pessoas sem teto. 


O relator explicou que despejos forçados são uma violação ultrajante dos direitos humanos incluindo o direito à moradia adequada, especialmente durante a pandemia quando as pessoas são obrigadas a ficar em casa confinadas como medida de prevenção da doença.  


O especialista disse que lançar as pessoas na rua também aumenta o risco de contaminação. 


Rajagopal pediu a todos os países que cumpram suas obrigações com os direitos humanos e assegurem que ninguém será colocado numa posição de vulnerabilidade à Covid-19. 


Ele afirma que indivíduos, famílias e comunidades que já foram despejadas devem ter acesso à justiça. Ele pediu aos governos que sigam as diretrizes sobre despejos forçados durante a pandemia que foram divulgadas pelo seu antecessor no posto de relator. 


*Os relatores especiais são independentes das Nações Unidas e não recebem salário por sua atuação. 



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: ONU News
Foto: Ocha / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.