Receita Médica com assinatura eletrônica ou digital é válida - Mais News

Receita Médica com assinatura eletrônica ou digital é válida


A medida foi promulgada pelo presidente Bolsonaro


Nesta época de pandemia da Covid-19, muitas pessoas preferem realizar consultas por telemedicina por acharem mais seguro. Saiba que as receitas digitais emitidas durante esses atendimentos são válidas e não podem ser questionadas. Mas, é necessário que elas contenham a assinatura eletrônica ou digitalizada do médico. A medida foi promulgada pelo presidente Jair Bolsonaro e está no Diário Oficial da União.


A validade das receitas médicas eletrônicas só foi possível depois que o Congresso Nacional derrubou, no último dia 12 de agosto, o veto do presidente Bolsonaro ao assunto.


A justificativa do veto presidencial, em abril, foi que a medida ofenderia o interesse público e geraria risco sanitário à população. Segundo o presidente, isso poderia causar um colapso no sistema de controle de venda de medicamentos como opioides, que são aqueles remédios que atuam no sistema nervoso central para aliviar a dor e outras drogas do gênero.


Ainda em abril, o presidente também vetou o dispositivo que previa a regulamentação da telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina, depois que a pandemia da Covid-19 passasse. Ele argumentou que, após esse período, as atividades médicas por vias remotas devem ser reguladas por lei.


Por enquanto, as consultas por telemedicina estão válidas desde o dia 15 de abril, quando foi sancionada a lei que trata do assunto.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Radioagencia Nacional / Dayana Vitor
Foto: Lifestock / Nenetus / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.