PMF mais que dobra rede de (PEVs) de Vidro durante pandemia - Mais News

PMF mais que dobra rede de (PEVs) de Vidro durante pandemia

Comcap está instalando 50 contentores, elevando pontos de entrega de 38 para 88

A rede para entrega voluntária de vidro operada pela Autarquia de Melhoramentos da Capital Comcap passa de 38 para 88 pontos, com a aquisição de 50 novos contentores de 2,5 mil litros. Hoje, 71 contentores já estão instalados em Florianópolis.

Também foi adquirido o terceiro caminhão tipo sucateiro com grua, integrando o esforço do município de investir R$ 10 milhões este ano em coleta seletiva.

A separação do vidro dos demais recicláveis acelera a coleta seletiva da Comcap e, principalmente, evita acidentes e reduz o esforço dos garis e dos triadores. “Separar o vidro na fonte é uma atitude de respeito com os trabalhadores da Comcap e dos galpões de triagem”, aponta o presidente da Comcap, Lucas Arruda.

A coleta seletiva, afirma ele, deu um salto de produtividade durante a pandemia. Antes, a Comcap operava com 14 equipes de coleta seletiva, agora cumpre os roteiros com menos da metade das equipes, graças ao uso de caminhão compactador e à colaboração do usuário em levar vidros para pontos de entrega voluntária (PEVs) e Ecopontos.

VOLTA DA SELETIVA EM TODOS OS BAIRROS

Até o dia 24 de agosto, a Comcap vai retomar a coleta seletiva nas principais ruas do Rio Vermelho. Nesta quinta-feira (20), serão retomados os roteiros de coleta reciclável na Solidão e Costa de Dentro. Com o atendimento aos dois extremos Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina, a coleta seletiva volta a ser feita em todos os bairros, como antes da pandemia, embora em algumas servidões o acesso ainda não tenha sido retomado por conta da falta de pessoal. A Comcap opera com 420 pessoas mais vulneráveis à Covid-19 afastadas do trabalho.

MUDAR É NOVO NORMAL

A suspensão e retomada gradual da coleta seletiva de porta em porta, por força da pandemia, provocou reavaliação de toda cadeia da reciclagem. A Comcap quer ganhar velocidade no atendimento às metas Floripa Lixo Zero 2030, indica Lucas Arruda. “Essa parada nos obrigou a reavaliar toda a cadeia, a coleta, a triagem, o encaminhamento à indústria e a responsabilidade dela sobre a logística reversa dos produtos no pós-consumo. Fomos obrigados a dar um passo atrás, mas isso nos dará impulso no futuro”.

Hoje, o indicador de recuperação de resíduos em Florianópolis é de 7,15% do total coletado. Na próxima década, terá de saltar para 60%. “Florianópolis já é a capital que mais recicla no país. Vamos aumentar a reciclagem nove vezes, mas as metas são da cidade, não só da Comcap”, projeta o engenheiro sanitarista.

AUMENTO NA ENTREGA DE VIDRO

Nesse período de pandemia, a Comcap expandiu sua rede de entrega voluntária de resíduos. Passou a oferecer seis Ecopontos, incluindo temporário no Saco dos Limões, e está aumentando para 88 os pontos de entrega voluntária (PEVs) de Vidro.

A entrega voluntária de vidro aumentou mais de 100%, aponta o gerente da Divisão de Coleta Seletiva, Bruno Vieira Luiz. No último mês, os usuários entregaram 95 toneladas de vidro nos pontos de entrega voluntária. Em junho, a Comcap superou a marca de mil toneladas de vidro recolhidas nos PEVs, sendo que ano passado inteiro foram entregues 537 toneladas nestes equipamentos.

PROCESSO SELETIVO DE TEMPORÁRIOS

A Comcap vai realizar processo seletivo simplificado para contratação de 80 garis de coleta, 55 garis de limpeza pública e 10 motoristas, mais cadastro de reserva para as mesmas vagas. As vagas são para serviço temporário. O edital será publicado nas próximas semanas.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: PMF
Foto: Adriana Baldissarelli / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.