Grupo quer fortalecer setor de games e jogos eletrônicos em SC - Mais News

Grupo quer fortalecer setor de games e jogos eletrônicos em SC

Pensar e formatar políticas públicas para incluir os games no centro do debate catarinense e ajudar a fortalecer o setor. Esses são os principais objetivos da Frente Parlamentar dos Games e Jogos Eletrônicos da Assembleia Legislativa, lançada nesta quarta-feira (12).

O setor tem se destacado no estado. Santa Catarina é considerada um dos principais polos de tecnologia do país e de empresas no mercado de games e jogos digitais. No território catarinense, estão 6% das desenvolvedoras do Brasil e quase 5% dos profissionais autônomos. 

São 17 empresas formalizadas e quatro não formalizadas, o que dá ao estado a sétima colocação no ranking brasileiro do setor.

“É algo que vem envolvendo a juventude de uma maneira generalizada. É difícil existir um jovem que não jogue, que não pratica, que não esteja envolvido com os games. Também é importante frisar que o movimento dos games no Brasil passa dos R$ 5,6 bilhões. Então a oportunidade que nós temos de discutir esse potencial econômico de Santa Catarina e do Brasil”, destaca o deputado Fabiano da Luz (PT), idealizador e coordenador da frente.

O lançamento foi realizado de forma virtual com a participação de representantes do poder público e de empresários do setor em Santa Catarina. O coordenador da frente apresentou o plano de ações que deverá ser desenvolvido pelo grupo.

“A ideia é formar um grupo de trabalho técnico para acompanhar e estimular o desenvolvimento desse setor em Santa Catarina. Centralizar forças através dos empreendedores que atuam na indústria, tanto na área de esportes quanto na área de criação, desenvolvimentos de aplicativos, games e projetos digitais que contemplem as diretrizes da economia criativa e do mundo digital, inserindo-os como protagonistas dos debates, estudos e planejamentos que podem ser melhor desenvolvidos para a cultura e o desenvolvimento de Santa Catarina. Promover pesquisas para compreender o atual cenário e saber as necessidades dos produtores, pesquisadores, consumidores e seguidores dos games no estado. E também fazer como que essa pesquisa sirva como um mapa dos games de Santa Catarina”, enumerou.

A Frente dos Games da Assembleia Legislativa é a primeira desse tema no sul do país. A Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo e a Câmara dos Deputados já criaram espaços semelhantes para discussão sobre o assunto.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Rádio AL / Daniela Legas
Foto: Internet Festival / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.