Eleições 2020: 147,9 milhões de brasileiros estão aptos a votar; 52,5% são mulheres - Mais News

Eleições 2020: 147,9 milhões de brasileiros estão aptos a votar; 52,5% são mulheres


Mais de 147 milhões de eleitores estão habilitados para participar das eleições municipais deste ano, que representa um aumento de 2,66% em relação às eleições de 2016. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (5) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso.

De acordo com o censo do TSE, as mulheres são 77 milhões do eleitorado, representando 52,5% do total enquanto que os homens representam 70 milhões, 47,5%. O maior colégio eleitoral continua sendo São Paulo com quase 9 milhões de eleitores e o menor Araguainha, município de Mato Grosso com 1001 pessoas aptas a votar.

Para evitar aglomerações no dia de votação, Barroso afirmou que avalia junto aos técnicos do TSE e especialistas a ampliação do horário de votação em pelo menos uma hora, de 8h às 18h. Pensa também em reservar as primeiras horas de votação para os idosos. 

Ainda segundo Barroso, o cadastramento biométrico este ano atingiu 79,50% do eleitorado, mas em função da pandemia, a biometria não será utilizada no pleito deste ano.

Cabe lembrar que as eleições 2020 foram adiadas também por causa da Covid-19. O primeiro turno está previsto para ocorrer no dia 15 de novembro e, o segundo, no dia 29 do mesmo mês.




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Radioagencia Nacional / Nelson Lin
Foto Design: Márcio Batista / Divulgação



____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.