No Conselho de Segurança, Angelina Jolie pede ação contra violência sexual - Mais News

No Conselho de Segurança, Angelina Jolie pede ação contra violência sexual


Enviada especial da Agência da ONU para Refugiados, Acnur, falou sobre sofrimento de crianças vítimas de crimes cometidos pelo grupo terrorista Estado Islâmico ou Daesh contra a minoria Yazidi, no Iraque.

O Conselho de Segurança realizou um debate de alto nível sobre violência sexual e conflito. O encontro foi organizado pela República Dominicana como parte da agenda Mulheres, Paz e Segurança.

Vários ministros das Relações Exteriores dos países-membros do Conselho juntaram-se à representante especial do secretário-geral sobre violência sexual em conflito, Pramila Patten, para chamar a atenção para o problema agravado pela pandemia do novo coronavírus.

Promessas vazias
Dentre os participantes estava a atriz Angelina Jolie, que atua com a Agência da ONU para Refugiados, Acnur, há cerca de 20 anos.

Jolie contou que falava em nome das crianças, que segundo ela são geralmente esquecidas nessa situação. Para a atriz, as resoluções do Conselho de Segurança, se não passarem das palavras à ação, tornam-se apenas “promessas vazias”.

Ela lembrou que a resolução 2467 adotada, no ano passado, foi primeira a colocar os sobreviventes de violência sexual em conflito no centro das ações.

Angelina Jolie afirmou que ao não executar a resolução, os países quebram as promessas. Ele contou que visitou vários sobreviventes menores de violência sexual e de violência doméstica, de traumas e abusos em todas as viagens ao terreno que fez.

Países e continentes
A atriz lembra que todos os continentes e países são afetados por esse problema. A enviada especial do Acnur falou sobre crianças vítimas do grupo terrorista Estado Islâmico ou Daesh, que foram sequestradas escravizadas e torturadas. O grupo alvejou milhares de mulheres e crianças.

Angelina Jolie contou que muitos menores foram assassinados, mas cerca de 2 mil conseguiram retornar à casa. Muitos sofrendo de estresse, ansiedade e depressão. Várias crianças testemunharam o assassinato de parentes e estupros das próprias mães.

Retórica
Um dos médicos ouvidos pela atriz que atendia centenas de mulheres Yazidi afirmou que quase toda a paciente que ele atendeu entre 9 e 17 anos havia sido estuprada ou vítima de outros atos de violência sexual. Em alguns casos, as vítimas tinham de 6 a 9 anos de idade.

Angelina Jolie pediu mais recursos para as áreas de assistência às vítimas de violência sexual e conflito e mais apoio para os trabalhadores humanitários e defensores de direitos humanos que ajudam sobreviventes ao redor do mundo.

A enviada especial concluiu pedindo ao Conselho de Segurança que faça um novo compromisso com os termos da resolução aprovada, no ano passado, que inclui sanções aos autores de crimes de violência sexual em conflito.  Para ela, é hora de passar da retórica à ação e todos os países podem fazer mais.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: ONU News / Mônica Grayley
Foto: Click Lancashire / Divulgação





____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.