Casos de coronavírus entre idosos mais do que triplicam na cidade de São Paulo - Mais News

Casos de coronavírus entre idosos mais do que triplicam na cidade de São Paulo



Mais do que triplicou o número de casos de coronavírus entre idosos em São Paulo.

Segundo o resultado na terceira rodada do inquérito sorológico que está sendo feito pela prefeitura, até o dia 20 de julho, 14% das pessoas com mais de 65 anos já tinha sido infectadas pelo coronavírus.

Esse número era de pouco mais de 4% até o dia 21 de junho, na primeira rodada de testes, a chamada fase zero do estudo. Na segunda rodada, a fase um, a variação foi bem menor, chegou a 5%.

O crescimento coincide com o período de flexibilização da quarentena na cidade, e, para o secretário de Saúde do município, Edson Aparecido, essas pessoas podem estar se infectando em casa.

Para o prefeito Bruno Covas, o dado é perigoso.

Uma das medidas já anunciadas é fazer um inquérito específico em crianças e adolescentes para medir qual o impacto da doença entre elas e os familiares que vivem com elas.

O índice de prevalência também cresceu na população em geral. Mas esse crescimento foi bem menor. Saiu de 9,5% no dia 21 de junho para 11% agora. Esse número significa que 1,320 milhão de pessoas já foram expostas ao coronavírus na capital paulista. 40% dessas pessoas eram assintomáticas.

A nova rodada da pesquisa voltou a confirmar que as desigualdades sociais são fator de risco na pandemia de coronavírus. O número de casos entre pessoas da classe D é quatro vezes maior que entre pessoas da classe A. Quem tem só o ensino fundamental corre o dobro de risco de se infectar do que uma pessoa com ensino superior. Pessoas pretas ou pardas tem 60% mais chance de pegar o vírus do que pessoas brancas.



Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Radioagencia Nacional / Eliane Gonçalves
Foto:  / Divulgação



____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.