CPI promove acareação entre ex-secretários e ex-superintendente - Mais News

CPI promove acareação entre ex-secretários e ex-superintendente


A CPI dos Respiradores voltou a se reunir na terça-feira (9) para uma acareação entre três das principais testemunhas ouvidas na investigação: o ex-secretário de Estado de Saúde, Helton Zeferino, o ex-chefe da Casa Civil, Douglas Borba e a ex-superintendente de gestão administrativa da secretaria da saúde, Márcia Regina Pauli. 

O objetivo da Comissão Parlamentar de Inquérito era esclarecer divergências entre os depoimentos prestados à CPI na semana passada pelos dois ex-secretários e pela ex-superintendente. 

Foram questionados fatos e ações relacionados à escolha da empresa Veigamed para fornecer 200 respiradores para a rede de saúde do estado.

Os deputados também apontaram diferenças nas versões das testemunhas sobre os responsáveis pelo pagamento antecipado de R$ 33 mi à empresa que não entregou os equipamentos no prazo previsto no início de Abril. A operação feita com dispensa de licitação é o foco da comissão parlamentar de inquérito instalada pela Assembleia legislativa no início de Maio. A exemplo das oitivas da semana passada, Douglas Borba, Márcia Pauli e Helton Severino voltaram a trocar acusações e negar responsabilidade sobre os fatos analisados pelo colegiado. O relator da CPI Deputado Ivan Naatz (PL) fez uma análise da acareação desta terça-feira e dos desafios das investigações nas próximas semanas.

"Foi um momento importante para que os principais envolvidos neste processo pudessem entre eles trocar informações e debater as contradições que há entre o depoimento em outro. E, a conclusão de chega nesse momento da CPI, é que não se sabe ainda efetivamente quem deu a ordem para a efetivação da transferência dos recursos. Nós temos um servidor que fez o procedimento, mas nós não temos ainda aquele que que deu a determinação para que se a transferência pudesse acontecer. A continuidade dos trabalhos da CPI tão importante.", disse Naatz.

E os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito ainda aprovaram um requerimento para que o governador Carlos Moisés seja convidado a prestar esclarecimentos ao colegiado, como explica o presidente da CPI, deputado Sargento Lima (PSL).

"O encaminhamento é um convite que estendido ao Governador, caso ele possa ter algo a contribuir, ele mesmo escolha o foro onde possa ser ouvido e a forma. Então, para que possa nos ajudar nessa CPI para trazer à luz a verdade", disse Lima.

A CPI dos respiradores realiza a próxima reunião na tarde de terça-feira (16), para ouvir mais servidores envolvidos no processo de compra dos equipamentos.

Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Rádio ALESC / João Guedes
Foto: VVale / Divulgação




____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.