CPI dos Respiradores ouve servidores da Secretaria da Saúde - Mais News

CPI dos Respiradores ouve servidores da Secretaria da Saúde


Dois servidores da Secretaria de Estado da Saúde foram ouvidos na noite desta terça-feira (16) na CPI dos Respiradores, na Assembleia Legislativa. Os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito colheram depoimentos do coordenador do Fundo Estadual de Saúde, José Florêncio da Rocha, e da servidora Débora Brum.

Nas oitivas, os parlamentares buscaram esclarecer dúvidas sobre o processo que levou ao pagamento antecipado de R$ 33 milhões à Veigamed. O Governo do Estado contratou a empresa, com dispensa de licitação, para fornecer 200 respiradores artificiais para a rede estadual de saúde. Os equipamentos não foram entregues no prazo previsto, no início de abril.

Tanto Débora quando José Florêncio apresentaram as suas versões para os fatos investigados pela Comissão. Os dois foram citados pelo ex-secretário de Estado da Saúde Helton Zeferino e pela servidora Marcia Pauli durante a acareação realizada pela CPI, na semana passada.

Débora contrariou afirmações feitas por Marcia e Zeferino nas sessões anteriores. Disse que a responsabilidade pela autorização do pagamento é de Márcia, então superintendente de Gestão Administrativa (SGA) da secretaria. E destacou que o ex-secretário da Saúde assinou digitalmente documentos em que constava a informação de que o pagamento seria feito de forma antecipada.

Relator da comissão, deputado Ivan Naatz (PL), afirma que o depoimento de Débora Brum trouxe avanços para as investigações: "O depoimento da Débora Brum foi muito claro, muito objetivo, muito direto, documentalmente sustentado, e, permitiu que muitas muitas manifestações que chegaram até aqui caissem por terra. Acho que os deputados saíram dessa noite muito mais firmes naquilo que efetivamente aconteceu. Estamos muito próximos da construção do relatório, porque me parece que os deputados já compreenderam exatamente os procedimentos que não foram obedecidos e que permitiu este desvios de recursos", disse Naatz.

Presidente da CPI, deputado Sargento Lima (PSL), também avaliou a reunião desta terça-feira: "Se havia alguma dúvida em relação a autorização para o pagamento, hoje ela foi dissipada. A funcionária Débora Brum foi muito clara no depoimento dela, é isso que a gente esperava, não só dela, mas as demais testemunhas que aqui estiveram depondo, a favor de Santa Catarina, não é a favor do parlamento Catarinense, mas a favor do cidadão que eles estão depondo. Esse tipo de depoimento que a gente espera por aqui, e não aquele emaranhado, confuso de justificativas, atreladas a um protocolo de trabalho", salientou Lima.

O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito ainda solicitou nessa terça-feira, que o colegiado encaminhe ao Governador, um ofício informando a intenção de ouví-lo nas investigações, e, questionando a maneira como Carlos Moisés gostaria de prestar esclarecimentos. Uma das possibilidades é de que o Chefe do Executivo responda os questionamentos por escrito.


Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Rádio ALESC / Paulo Guedes
Foto: Bruno Collaço / Agência AL / Divulgação




____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.