Agências da ONU apoiam comunidades do Rio Janeiro - Mais News

Agências da ONU apoiam comunidades do Rio Janeiro


Agências da ONU apoiam idosos e outros grupos fragilizados em comunidades do Rio Janeiro. Assistência chega a 10 favelas através do Programa Territórios Sociais; beneficiários são milhares de idosos doentes; ONU-Habitat recolheu dados e Unicef garantiu aquisição de materiais de higiene para tempos de pandemia; iniciativa ocorre em parceria com o governo local.

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, ONU-Habitat apoia uma iniciativa que ofereceu kits de higiene a 2,5 mil idosos vulneráveis e doentes. A ideia é que o material ajude no controle da Covid-19 em comunidades de Rio de Janeiro.

Os moradores das Comunidades do Alemão, Maré, Chapadão, Pedreira, Vila Kennedy, Lins, Penha, Cidade de Deus, Jacarezinho e Rocinha são cobertos pelo Programa Territórios Sociais. O Fundo da ONU para a Infância, Unicef, também colabora nessa iniciativa que atua em 10 assentamentos informais.

Seleção

Os idosos, incluindo acamados e com problemas cardíacos, receberam cestas básicas, desinfetantes, sabonete líquido, desodorante, xampu e escovas de dentes com o apoio da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. A seleção do grupo foi baseada na recolha de dados produzidos pelo Programa Territórios Sociais.

Nesse processo, a ONU-Habitat Brasil ajudou as atividades em comunidades para garantir que a assistência chegasse aos mais pobres e fragilizados. Na sequência da iniciativa, vários beneficiários continuam sendo monitorados por telefone em tempo marcado pela restrição de visitas de campo por causa da pandemia.

De acordo com o representante regional da ONU-Habitat para a América Latina e Caribe, Elkin Velásquez, foi importante que as bases de dados sejam produto de pesquisas e mapeamentos gerenciados por membros da comunidade.

Assistência
Nesse processo, a recolha das infomações ajudou na ação municipal para direcionar a prestação de assistência para garantir que chegue às pessoas certas.

O Programa Territórios Sociais identifica famílias que vivem em comunidades com uma equipe de 66 agentes de campo.

A maioria dos colaboradores é de mulheres que em nove meses entrevistaram mais de 117 mil famílias.

Nessas ações foram identificados cerca de 25 mil agregados mais vulneráveis que estão sendo acompanhados e apoiados.

Cerca de 8 mil famílias receberam visitas de trabalhadores da saúde e outras 4 mil tiveram assistência social.

Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: ONU News
Foto: Yahoo Notícias / Divulgação




____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.