IPVA 2020: Placas final "5" parcelamento em 3x sem juros termina segunda-feira (11) - Mais News

IPVA 2020: Placas final "5" parcelamento em 3x sem juros termina segunda-feira (11)


Os proprietários de veículos com placas final "5", que optarem por pagar o IPVA em três vezes sem juros, precisam quitar a primeira parcela até a próxima segunda-feira, dia 11 de maio de 2020. O prazo para pagamento do imposto em cota única é no dia 1º de junho. O gerente de arrecadação da Secretaria de Estado da Fazenda, Amery Nadir Junior, explica que o mesmo prazo vale para outras placas. "Destacamos que o pagamento em dia possibilita o licenciamento de seus veículos e também evita o pagamento de juros e multas", salienta Amery Junior.

IPVA significa "imposto sobre a propriedade de veículos automotores". É um imposto brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos. É um imposto estadual, ou seja, somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo de acordo com o art.º 155, III da Constituição Federal.

Em 2020, os catarinenses estão pagando, em média, 2,4% a menos de IPVA do que no ano passado. O índice representa a desvalorização dos veículos em relação a 2019 de acordo com a tabela Fipe, utilizada como base de cálculo pela Secretaria da Fazenda. Em Santa Catarina, o tributo varia entre 1% e 2% do valor venal do veículo.

A quitação IPVA é um dos requisitos para licenciar o veículo. O não pagamento também implica em Notificação Fiscal, com multa de 50% do valor devido, mais juros Selic ao mês ou fração. O IPVA pode ser pago no site www.detran.sc.gov.br 

Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Com informações SECOM / Fabiana de Liz
Foto: Correios SC / Divulgação




____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.