16 de Fevereiro é o Dia do Repórter - Mais News

16 de Fevereiro é o Dia do Repórter


Na faculdade de Comunicação Social - Jornalismo aprendemos que na comunicação existem três importantes pilares para que a comunicação seja realizada: a fonte, o emissor e o receptor, e claro, o produto é a mensagem.

A fonte é onde o fato acontece, quem entrevistamos, nos fornece a informação, nos deixa inteirados do que precisamos para compor a reportagem.

O emissor somos nós repórteres que produzimos a notícia, redigimos todos os detalhes com a dinâmica da informação, respeitando o LEAD e produzindo a mensagem: o áudio para a rádio, ou sonora e/ou passagem para TV, o texto para jornal, revista ou mídia digital (blogs, sites de news, redes sociais e etc).

O receptor é o ouvinte, telespectador ou leitor que recebe a notícia e fica bem informado diariamente.

Neste dia tão especial para mim, dia do repórter, me faz lembrar da importância desta profissão, e ao mesmo tempo da responsabilidade que temos de repassar ao receptor uma informação séria e fidedigna.

Infelizmente, com o avanço da tecnologia e advento da internet, o que mais temos observado e entristecido a nossa classe - repórteres - são os diversos sites que publicam sem nenhuma responsabilidade fake news, desrespeitando tanto o fato verídico e difamando o cidadão ou organização na falsa notícia. O leitor - nas mídias sociais - não faz uma aferição na notícia, se é verdadeira ou não - utilizando-se por exemplo do site Boatos.org - e infelizmente e para a degradação da notícia, compartilha irresponsavelmente a informação.

Este é um trabalho que exerço há muitos anos com responsabilidade e amor. Seja fazer uma entrevista, transcrever uma mensagem de um orador, e/ou, escrever notícias.

Preparar o LEAD da notícia não é apenas descrever o fato, mas fazer parte da história como testemunha ocular e transmitir ao - telespectador, ouvinte e leitor - a verdade nua e crua, sem desrespeitar a fonte.

Isso é fazer notícia, isto é ser um repórter!


Por Márcio Batista
Foto: Arrow-association


Sobre o autor: Márcio Batista é Pastor auxiliar na Mais de Cristo Florianópolis, SC, Teólogo, Bloguista, Gestor de Comunicação, Jornalista e Locutor por vocação. Casado com Andréa e pai do Lucas e João.

____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.