PMSC Alerta: Para golpes aos lojistas - Mais News

PMSC Alerta: Para golpes aos lojistas


Golpe de estelionato atinge comerciantes em Florianópolis e outras cidades, alerta polícia militar


Um golpe de estelionato vem sendo aplicado por criminosos em Florianópolis e outras cidades de Santa Catarina, segundo o 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O golpe consiste em ligar para os estabelecimentos comerciais e exigir uma quantia em dinheiro sob ameaças de violência ou represálias caso o valor não seja transferido.


Os criminosos se aproveitam de informações sobre o estabelecimento, muitas vezes obtidas por meio das redes sociais, para intimidar os comerciantes e fazer com que eles acreditem que estão em perigo. 


A polícia militar orienta os comerciantes a não cederem às pressões dos criminosos e a tomarem algumas medidas de segurança. Entre elas, estão:

  • Manter a calma e não entrar em pânico;
  • Anotar e bloquear o número de telefone do autor do golpe;
  • Repassar as informações para a polícia militar pelo telefone 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão;
  • Não divulgar dados pessoais ou do estabelecimento nas redes sociais;
  • Desconfiar de ligações desconhecidas ou suspeitas.


A polícia militar informa que está investigando os casos e que já identificou alguns dos envolvidos no golpe. A polícia militar também ressalta que o golpista costuma desistir da ação quando percebe que a vítima não está convencida ou que acionou a polícia.


O 4º BPM pede a colaboração da população para denunciar qualquer tentativa de golpe e para se prevenir contra esse tipo de crime. O lema da polícia militar é: Preservar a Ordem. Proteger a vida.




Por jornalista Márcio Batista
Foto: (GovernoSantaCatarina/Flickr) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.