Dia Catarinense em Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos - Mais News

Dia Catarinense em Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos


Hoje, 04 de Setembro é o Dia Catarinense em Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos


Esta data foi escolhida pois no dia 4 de setembro de 1973 ocorreu a prisão e o desaparecimento do ex-deputado Paulo Stuart Wright, sendo que, em 1990, foi aberta a vala de Perus, no cemitério clandestino no terreno do Cemitério Dom Bosco, no Bairro de Perus, em São Paulo, onde foram encontrados os restos mortais de Frederico Eduardo Mayr, catarinense, nascido em Timbó, assassinado em 1972. 


O Dia Estadual de Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos serve para colaborar com o debate da abertura de todas as informações sobre violações de Direitos Humanos ocorridas no último ciclo ditatorial, imperativos urgentes de uma nação que pretende ser verdadeiramente democrática. 


A justificativa da data também alerta para a possibilidade de reflexão da sociedade catarinense sobre a divulgação das investigações sobre as mortes, a localização dos restos mortais das vítimas da ditadura e a identificação dos responsáveis pelos crimes de tortura, homicídio e ocultação dos cadáveres de dezenas de pessoas durante o período da ditadura militar no Brasil (1964/85).




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Fotomontagem) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.