Dia Internacional da Latinidade - Mais News

Dia Internacional da Latinidade


Hoje, 15 de Maio é o Dia Internacional da Latinidade


Esta data visa homenagear a cultura, história e tradição do povo latino, que está principalmente representado pela América Latina, formada por grande parte das Américas do Sul e Central. 


Como Latinidade entendemos o conjunto dos povos latinos e seu respectivo modo cultural e social de ser. Não se pode afirmar que tenha havido ou que haja uma raça latina. É notório, porém, que há um grupo latino de povos ou nações que se tornaram irmãos por afinidades linguísticas e por um desenvolvimento histórico comum. 


Esses povos habitam hoje o Oeste, o Leste e o Sul da Europa, espalhando-se também pelas Américas Central e do Sul. Seja qual for a origem exata dos povos latinos, sabe-se que não só se uniram a outros povos, como também mesclaram seus costumes. Pode-se dizer que a característica principal do povo latino é a da pluralidade. 


Dessa forma, o conceito de "latinidade" se amplia, ganhando a forma do pluralismo cultural e da miscigenação. O Brasil é um país com profundas raízes latinas, trazidas pelos colonizadores portugueses e reforçadas pela imigração dos trabalhadores italianos e de outros povos. Mas nossa latinidade torna-se única e fortalecida quando percebemos a contribuição negra e indígena à nossa cultura.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Pinterest) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.