Dia Mundial da Voz - Mais News

Dia Mundial da Voz


Hoje, 16 de Abril é o Dia Mundial da Voz


A data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças. 


O câncer de laringe é um exemplo preocupante de como a falta de importância com a voz pode se manifestar. Profissionais que utilizam a sua voz diariamente (jornalistas, cantores, atores, e etc) podem estar mais atentos aos cuidados básicos com a saúde vocal, no entanto, o restante da população negligencia ou desconhece a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a sua qualidade de vida. 


O Dia Nacional da Voz foi instituído pela Lei Nº 11.704, de 18 de junho de 2008. A primeira celebração em homenagem à voz, no entanto, surgiu anos antes no Brasil, em 1999. O destaque mundial, por sua vez, só chegou anos depois, a partir de 2003, quando passou a ser comemorada nos Estados Unidos, Europa e Ásia. 


Cuidados com a voz: Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas. Beber bastante água e praticar exercícios físicos. Não gritar em excesso nem em tom agudo. Falar pausadamente. Não fumar nem abusar de bebidas gasosas. Dormir bem. Comer maça faz muito bem para a "limpeza" das cordas vocais. 


Entre os principais sinais de alerta de prováveis problemas vocais, são: Alterações na voz; Tosse frequente; Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz; Pigarreia ou rouquidão com frequência.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (Towards Data Science) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.