Aniversário de Camboriú, SC - Mais News

Aniversário de Camboriú, SC


Hoje, 5 de Abril é o Aniversário de Camboriú, SC


Camboriú foi emancipada de Itajaí em 5 de abril de 1884, elevando-se à categoria de vila. A sede do município, localizada na Barra, logo foi transferida à Vila do Garcia, devido ao seu vertiginoso desenvolvimento, onde hoje está o atual centro da cidade e principal núcleo populacional do município. 


É conhecida como a capital das missões evangélicas no Brasil, onde ocorre anualmente no mês de Abril o maior congresso missionário evangélico do Brasil, reunindo milhares de pessoas. O topônimo "Camboriú" é uma referência ao Rio Camboriú. É um nome com origem na língua tupi. Significa "rio dos robalos", através da junção de kamuri (robalo) e 'y (rio). 


A economia da cidade, na primeira metade do século XX, desenvolvia-se com relativo vigor, em virtude da exploração de mármore e granito, onde suas jazidas eram abundantes; e da cultura do café, levando Camboriú a líder estadual de produção dessas duas atividades. A agricultura era principal fonte de renda, contando ainda com culturas do arroz, milho, aipim, trigo, feijão, banana, cana-de-açúcar e hortaliças, além da pesca e a pecuária.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (We Art) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.