Dia Catarinense da Cultura Açoriana - Mais News

Dia Catarinense da Cultura Açoriana


Hoje, 06 de Janeiro é o Dia Catarinense da Cultura Açoriana


A data é comemorada com o objetivo de resgatar e manter a cultura, os costumes e o folclore de origem açoriana. 


A Imigração Açoriana no Brasil foi estimulada pelo interesse de Portugal em povoar o território do Brasil colônia, alternativa empregada para impedir a exploração das novas terras portuguesas por outras nacionalidades. A vinda de imigrantes açorianos está muito ligada à imigração de portugueses no Brasil. 


A apropriação da cultura açoriana acontece a partir da culinária (restaurantes típicos), festas, arquitetura (preservada em alguns locais e reinventada em outros), além da figura típica do “manezinho da Ilha”.  


Os imigrantes açorianos incutiram na cultura brasileira, mais particularmente em Florianópolis, sua cultura rica e variada, e através dos séculos, continua dando bons frutos, influenciando fortemente o cenário cultural da região. 


Na grande Florianópolis, a antiga tradição do artesanato açoriano é representada nos trançados de rede, rendas de bilro e tramóias, tapeçarias de tear e na confecção de esteiras, balaios e gaiolas. 


A gastronomia da cidade também foi muito influenciada pelos Açores: pratos feitos à base de peixe, moluscos e crustáceos enriquecem a culinária da ilha e do continente. Na arquitetura também se vê traços desse povo, no casario colonial dando credibilidade e valorizando sua cultura.


Regiões interessantes para visitar e conhecer mais de perto a cultura açoriana:

- Santo Antônio de Lisboa (Link)
- Ribeirão da Ilha (Link)
- Praça XV de Novembro (Link)
- Núcleo de Estudos Açorianos (Link)




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (TripAdvisor) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.