Papai Noel ou Emanuel? - Mais News

Papai Noel ou Emanuel?


"Afinal, um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido, e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado: Conselheiro, Maravilhoso, Deus Todo Poderoso, Pai Eterno e Príncipe da paz" (Isaías 9:6).


Há uma confusão entre os cristãos quando misturam o personagem do comércio, Papai noel, com o verdadeiro motivo e significado do Natal, Jesus Cristo, chamado pelo profeta Isaías de "Emanuel - Deus conosco", conforme Isaías 7.14.


A história do papai noel se remete ao bispo cristão, Nicolau Taumaturgo, que viveu entre os séculos III e IV d.C.. Ele habitava na Ásia Menor (Turquia atualmente) e era conhecido por sua generosidade. Em seu aniversário, 6 de dezembro, distribuía presentes que ele fabricava manualmente em sua residência. O propósito e atitude de Nicolau era magnífica, mas...


Infelizmente, a beleza e originalidade de Nicolau é mudada completamente com a figura comercial de um velhinho com roupa vermelha e branca foi criada e difundida pela publicidade de uma grande empresa mundial de refrigerantes no século XIX. Criou-se a partir daí uma história fictícia de um velhinho com roupas vermelhas que desce pelas chaminés na véspera de Natal para dar presentes às crianças boazinhas.


É vero que os papais noéis são os pais nos dias que antecedem ao Natal, vão ao comércio e compram os presentes de seus filhos e na véspera deixam os presentes embaixo da árvore que grande parte das vezes, em muitas casas, totalmente iluminadas.


Com isto, procura-se esquecer o verdadeiro significado do Natal. A comunidade cristã celebra o Natal desde 359, uma festividade simbólica - porque de fato não se sabe exatamente a data oficial - que relembra o nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16 KJA).


O profeta Isaías escreveu "Pois sabei que o Eterno, o Senhor, ele mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o Nome dele será Emanuel, Deus Conosco!" (Isaías 7.14).


Sim, o Natal é de EMANUEL (em hebraico: עמנואל , Deus Conosco (Immanu'El); em latim: Emmanuel) nome profetizado por Isaías e também citado pelo discípulo de Jesus, Mateus, "E Ele será chamado Emanuel, que significa, 'Deus conosco'", (Mateus 1:23), para se falar a respeito de Jesus, o Cristo, por este ter realmente cumprido as dezenas de profecias que anunciavam a vinda do Messias, segundo traduções cristãs da Bíblia Hebraica, no Antigo Testamento.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Podcast Mais de Cristo
Foto: (redrockautocenter) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.