Brasil possui mais de 540 mil médicos - Mais News

Brasil possui mais de 540 mil médicos


Total de médicos aumenta no Brasil, mas distribuição ainda é desigual

Disparidade existe tanto por região como por meio urbano ou rural


Um levantamento do Conselho Federal de Medicina diz que o Brasil possui exatamente 547.344 profissionais, o que representa 2,4 médicos para cada mil habitantes. Esse total indica um aumento de 180 mil médicos nos últimos 10 anos aqui no Brasil.


Crescimento também da presença feminina entre esses profissionais. Elas correspondem hoje a 46,6% da categoria.


A pesquisa também apontou que a distribuição dos médicos ainda é muito desigual. Mais da metade desses profissionais - 54,3% - se concentram nas capitais, onde vive apenas um quarto da população brasileira.


A maioria dos médicos está na região Sudeste, cerca de 28%, enquanto a região Norte possui apenas 12% desses profissionais.


O Maranhão tem apenas um médico para cada mil habitantes, e é o estado com a maior carência desses profissionais. Já o Distrito Federal concentra mais de cinco médicos para cada mil habitantes.


O estudo do Conselho Federal de Medicina estima que em 2024, o índice de crescimento de médicos no Brasil vai ser de 32 mil novos profissionais por ano.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Daniel Ito / Radioagencia Nacional
Foto: (Tasectan) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.