Restabelecimento de uma pátria para os Judeus - Mais News

Restabelecimento de uma pátria para os Judeus


Hoje, 29 de Novembro é o Restabelecimento de uma pátria para os Judeus


A nação de Israel quando David e Salomão reinaram, era desde o Líbano, no norte, até o sul, na Jordânia. Israel é uma terra e um povo. Depois de ser invadido pelos Assírios, Medos e Persas e levado ao Exílio, a nação de Israel perdeu grande parte de seu território. 


A história do povo judeu e suas raízes na Terra de Israel data de 35 séculos. Nessa terra, sua identidade cultural, nacional e religiosa foi formada; naquele lugar, sua presença física foi mantida sem ruptura através dos séculos, mesmo após a maioria ter sido forçada ao exílio. 


Em 1947, o país apelou à ONU para resolver a questão entre judeus e palestinos que reivindicavam o território. Em agosto de 1947, a ONU propôs dividir a Palestina em um estado Judeu, um estado Árabe e uma pequena zona internacional. Os árabes rejeitaram a idéia. Assim que a Grã-Bretanha deixou a Palestina, as nações árabes vizinhas, tentaram esmagar o recém-declarado estado de Israel. 


Com o estabelecimento do Estado de Israel em 1948, a independência judaica, perdida há 2 mil anos, foi renovada. Os israelenses saíram vitoriosos, afirmando sua soberania. 


As áreas restantes da Palestina foram divididas a Jordânia, que anexou a Cisjordânia, e o Egito, que ganhou o controle da Faixa de Gaza. 


Jerusalém, a capital de Israel tem sido o centro da vida nacional e espiritual do povo judeu desde que o rei Davi a transformou na capital do seu reino há 3 mil anos. Hoje, é uma metrópole próspera e vibrante, a sede do governo e a maior cidade do país.




Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Rádio Mais de Cristo
Fotos: (Center for Israel Education) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.