Como receber alertas da Defesa Civil no celular - Mais News

Como receber alertas da Defesa Civil no celular


Saiba como funciona o serviço de envio de mensagens de alerta por SMS da Defesa Civil de Santa Catarina


É um serviço gratuito de envio de mensagens de alerta de riscos desastres e emergências por SMS. Os alertas são emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina a partir da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), uma plataforma disponibilizada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. 

O serviço é executado por meteorologistas, hidrólogos e agentes de proteção e defesa civil que atuam 24 horas por dia no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD).


Como se cadastrar

Para receber notificações de emergência basta cadastrar o CEP da área de interesse. Envie uma mensagem SMS para 40199 contendo apenas no corpo do texto com o Código de Endereçamento Postal (CEP) (com ou sem hífen ou espaço). 

Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento.


Como consultar os CEPs cadastradas no sistema?

Para consultar um CEP cadastrado, o usuário deverá enviar a mensagem “consultar” para o número 40199.

Caso o usuário tenha ao menos um CEP cadastrado com o status “cadastrado”, ele receberá o(s) CEP(s) cadastrado(s) conforme a seguinte mensagem: “Para este numero de celular existe(m) o(s) seguinte(s) CEP(s) cadastrados: 00000000,00000000,00000000”

Caso o usuário não possua nenhum CEP cadastrado com o status “cadastrado”, ele receberá a seguinte mensagem: “Para este numero de celular não existe CEP cadastrado. Para realizar o cadastro, envie SMS gratuito para 40199 com o CEP de interesse, sem espaços ou hífens”


Como cancelar o serviço?

Considerando que o usuário poderá ter mais de um CEP cadastrado, caso ele queira cancelar o cadastro em um CEP específico, basta ele enviar a mensagem “sair” seguida do CEP (com ou sem hífen) que deseja cancelar o cadastrado para o número 40199.

Caso ele envie a mensagem “sair” e não informe o CEP, o sistema irá alterar o status de todos os registros contidos na Base de Dados de Emergência do usuário correspondente para “cancelado”.

Caso o usuário siga qualquer um dos passos acima sitados e tenha o CEP cadastrado, ele receberá a seguinte mensagem: “Cancelamento com sucesso do CEP 00000000. Para cancelamento de outros CEPs vinculados a este numero, refaça o procedimento”


Como obter ajuda?

Para obter a lista de comandos a população poderá enviar a palavra ajuda ou uma mensagem inválida para número do sistema.

O sistema retornará a lista dos comandos (CADASTRAR, CONSULTAR e SAIR CEP), com a seguinte mensagem: “Para cadastro envie o numero do CEP para 40199. Para cancelamento envie SAIR e o CEP para 40199. Para consultar CEP cadastrado envie CONSULTAR para 40199”.




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: Defesa Civil
Foto: Região News / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.