São José amplia testes e faz mais de 3 mil coletas na última semana - Mais News

São José amplia testes e faz mais de 3 mil coletas na última semana


A medida irá contribuir para a elaboração de novas ações de combate à pandemia

Visando ampliar a testagem de casos suspeitos de Covid-19 atendidos nos serviços de Saúde do Município para conduzir as ações de prevenção e elaboração de novas ações de combate à pandemia, a Prefeitura de São José adquiriu mais 20 mil testes rápidos no final do mês de julho. Somente na última semana, mais de 3 mil testes já foram realizados. Destes, 1.942 mil por PCR e 1.144 mil por testes rápidos.

Dos testes por PCR realizados na última semana, 763 amostras foram coletadas no CATI e 1.179 no Centro Multiuso, onde foi montada uma estrutura para atendimento no sistema drive thru. Já entre os testes rápidos, 93 foram realizados na UPA, 196 no CATI e 855 nas UBSs. Os testes são realizados em moradores de São José a partir de indicação médica.

“A Prefeitura está trabalhando firme no combate ao Coronavírus. Montamos uma estrutura de atendimento em todos os serviços de Saúde com profissionais preparados, compramos medicamentos e novos testes, mas isso tudo só irá funcionar com o apoio da população”, disse a prefeita Adeliana Dal Pont em sua visita ao Centro Multiuso, lembrando de todas as recomendações básicas de prevenção, como a higienização das mãos, o uso do álcool 70° e o distanciamento social.

De acordo com a secretária de Saúde, Sinara Simioni, a realização dos testes é importante como estratégia preventiva. “Além de nos ajudar a traçar um perfil epidemiológico da doença, com a testagem da população podemos isolar os pacientes com resultado positivo e monitorar as pessoas com as quais teve contato, evitando assim novos contágios”, explica a secretária.

A testagem é feita mediante avaliação médica para todos os pacientes com sintomas, das 7h às 19h, no Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios (CATI), e, das 8h às 17h, na UPA 24h e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já no Centro Multiuso estão sendo realizados testes de PCR em sistema drive thru, das 8h às 17h, somente com encaminhamento médico dos serviços de Saúde do Município.

Antes da chegada dos novos testes, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, já havia realizado mais de 6 mil testes rápidos. Foram testados pacientes sintomáticos respiratórios e pessoas notificadas com sintomas gripais pelos serviços de Saúde, além dos profissionais de Saúde e Segurança do município.




Por Jornalista Márcio Batista
Fonte: PMSJ
Foto: Secom / PMSJ / Divulgação



____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.