Olhar Teológico: Evangelizar na Bolívia? - Mais News

Olhar Teológico: Evangelizar na Bolívia?

Pastores se reuniram para orar na Praça Murillo, na cidade de La Paz, capital da Bolívia.

Todos sabem que a democracia não é um paraíso, todavia ela consegue garantir que a gente não chegue ao inferno de uma ditadura. Aliás, por falar em inferno, assistimos por esses dias na Bolívia, a uma reforma no código penal daquele país que gerou tormento para as igrejas e cristãos como um todo, e não é por acaso, até porque, a partir desta reforma, evangelizar na Bolívia passou a ser um crime – tão grave quanto a exploração sexual, venda de órgãos, turismo pornográfico e mendicância  forçada, todos passíveis de sete (7) anos a doze (12) anos de prisão.

O artigo 88, §11, diz que  o “reclutamiento de personas para su participación en conflictos armados o en organizaciones religiosas o de culto” são infrações penalizáveis. É interessante que o inciso se desdobra inicialmente prescrevendo o recrutamento de pessoas na participação em conflitos armados e logo em seguida, inclui no desdobramento do preceito jurídico as “organizações religiosas com seus cultos”, criminalizando-as. Enfim, a um passo da desclerização, o presidente boliviano declarou, neste domingo (21), a revogação do Novo Código Penal, “Decidimos revogar o Código de Sistema Penal para [...] a direita deixe de conspirar e não tenha argumentos para desestabilizar o país”, declarou Evo Morales.

No momento não sabemos se foi vitória da igreja ou mudança de estratégia política frente às eleições de 2018 em nosso país. Só a eternidade revelará!




Por Pr Paulo Mazarém
Fotos: AHORA Digital


Sobre o autor: Paulo Mazarém é Pastor titular da Mais de Cristo Palhoça, Teólogo e Cientista da Religião. Casado com Priscila, pai de Sarah.

____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.