Estado abre mais 13 leitos de UTI para atender casos respiratórios graves
Em resposta ao aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina, o Governo do Estado anunciou a ampliação da capacidade da rede hospitalar com a abertura de 13 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A medida visa fortalecer o atendimento a pacientes graves e garantir maior estrutura ao Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios de Criciúma e Timbó.
Três novos leitos de UTI adulto foram integrados ao SUS no Hospital São José, em Criciúma. Já no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó, dez leitos foram disponibilizados — seis destinados a adultos, dois neonatais e dois pediátricos.
Com isso, a unidade passa a contar com um total de 30 leitos de UTI adulto, 10 neonatais e 10 pediátricos, enquanto o Hospital São José agora soma 33 leitos exclusivos para adultos na UTI.
De acordo com Juliano Petters, diretor executivo da unidade da região sul do estado, a decisão reflete uma reorganização estratégica dos recursos existentes. "O Hospital São José possui 40 leitos de UTI adulto, sendo 30 destinados ao SUS e 10 ao atendimento privado. Diante do aumento de casos graves, identificamos a possibilidade de realocar três leitos do setor privado para fortalecer o sistema público, ajudando a enfrentar este momento crítico", explicou.
Todos os novos leitos já estão habilitados junto à Secretaria de Estado da Saúde e equipados com tecnologia de ponta. Além disso, conte com equipes multiprofissionais treinadas, garantindo qualidade e segurança no atendimento aos pacientes mais graves.
Essa ampliação é parte das ações contínuas do governo estadual para fortalecer o sistema de saúde diante do crescimento sazonal de doenças respiratórias, reafirmando o compromisso com uma assistência eficiente e humanizada à população catarinense.
Com informações do Secom do Governo SC
Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Semevent/Pixabay) Reprodução / Divulgação
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.