Por quê mais casos de dengue? - Mais News

Por quê mais casos de dengue?


El Niño e mudanças climáticas contribuem para mais casos de dengue


O El Niño e as mudanças climáticas têm influenciado o aumento de casos de dengue no Brasil. Segundo o infectologista, Kleber Luz, consultor da Organização Pan-Americana de Saúde para dengue, com mais calor, o mosquito que transmite a doença pode viver mais tempo. E com o aumento das temperaturas globais, o cenário com mais pessoas infectadas deve se manter, de acordo com infectologista.


O infectologista também destaca para o crescimento de focos do mosquito Aedes aegypti. Por isso, alerta para a necessidade da população melhorar o controle dos locais com água parada, onde o mosquito pode reproduzir. Ele lembra das responsabilidades dos governos municipal, estadual e federal.


De acordo com o Ministério da Saúde, entre julho e a segunda semana deste mês, o Brasil registrou mais de 305 mil casos de dengue. Um aumento de 38% em relação ao mesmo período monitorado entre 2022 e 2023. Distrito Federal, Espírito Santo, Acre e Goiás apresentam as maiores taxas.


Com informações de Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília




Por jornalista Márcio Batista
Foto: (nuzree/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.