Brasil recebe vacinas contra dengue - Mais News

Brasil recebe vacinas contra dengue


Brasil recebe o primeiro lote de vacinas contra dengue


As primeiras vacinas contra a dengue chegaram ao Brasil neste sábado (20). São cerca de 750 mil doses que vão ser disponibilizadas pelo SUS.


Este lote faz parte de um total de 1 milhão 320 mil doses do imunizante fornecidas pela farmacêutica Takeda, sem cobrança ao Ministério da Saúde. A segunda remessa, com 570 mil doses, tem previsão para ser entregue em fevereiro. 


Além dessas remessas, o Ministério da Saúde adquiriu 5,2 milhões doses para 2024, segundo a previsão informada pela empresa, que vão ser entregues ao longo do ano, até o mês de novembro. A expectativa é que mais de 3 milhões de pessoas sejam vacinadas neste ano, já que o imunizante precisa de duas doses, com intervalo mínimo de três meses, e existe uma capacidade limitada de fabricação da vacina. 


O primeiro lote recebido vai passar pelo processo de liberação da alfândega e da Anvisa, e em seguida será enviado para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. As vacinas vão ser destinadas a municípios de grande porte com alta transmissão  da doença. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, detalhou como será o processo de imunização. 


Em 2023 o Brasil bateu recorde de mortes causadas pela dengue e, nas duas primeiras semanas de janeiro, já foram registrados mais de 55 mil casos da doença em todo o país, segundo o Ministério da Saúde. 


Com informações de Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional, Rio de Janeiro



Por jornalista Márcio Batista
Foto: (Van3ssa_/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.