Procon Alerta: Empresários sofrem golpe - Mais News

Procon Alerta: Empresários sofrem golpe


O Procon de Palhoça emitiu um alerta crucial sobre um golpe que tem atingido empresários na região. Até o momento, mais de 15 vítimas buscaram o Procon em busca de orientações.


Esse golpe é direcionado especificamente a empresários e comerciantes e começa com o recebimento de uma mensagem, alegando que uma reclamação foi registrada contra a empresa no órgão de defesa do consumidor.


Essas mensagens contêm informações detalhadas da empresa, incluindo CNPJ, razão social e endereço, e fornecem um número de referência para um suposto processo no Procon.


Em seguida, o golpista solicita que o representante da empresa clique em um link fornecido para visualizar o processo alegado. Infelizmente, ao clicar no link, o indivíduo acaba dando aos golpistas acesso ao seu dispositivo, possibilitando invasões em suas redes sociais e contas bancárias.


O diretor do Procon de Palhoça, Rodrigo Cresmon, compartilhou algumas orientações cruciais para evitar cair em armadilhas desse tipo:


1. Desconfie de mensagens suspeitas: Se você receber mensagens de fontes desconhecidas ou que pareçam suspeitas, esteja atento.


2. Não clique em links suspeitos: Evite clicar em links enviados por mensagens, e-mails ou redes sociais que pareçam suspeitos.


3. Verifique a segurança dos sites: Certifique-se de que os sites que você acessa são seguros e confiáveis, observando o protocolo "https://" e a reputação da página.


4. Mantenha seus dispositivos atualizados: Mantenha seus dispositivos atualizados com as últimas correções de segurança.


5. Use programas antivírus: Instale programas antivírus e mantenha-os atualizados para aumentar sua proteção.


6. Evite compartilhar informações sensíveis: Não forneça informações pessoais ou financeiras em sites não confiáveis.


7. Mantenha vigilância em suas contas: Esteja sempre atento a mudanças nas atividades de suas contas bancárias e, se notar algo suspeito, entre em contato com sua instituição financeira imediatamente.


Lembre-se, ao receber mensagens suspeitas, denuncie às autoridades apropriadas, como a polícia ou o Procon, e compartilhe essas informações com amigos e familiares para ajudar a prevenir que outras pessoas se tornem vítimas de golpes online. A segurança na era digital é fundamental para proteger seus negócios e informações pessoais.



Por jornalista Márcio Batista
Foto: (StartupStockPhotos/Pixabay) Reprodução / Divulgação


____________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos deve seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. Todos os direitos reservados a Mais de Cristo de Florianópolis, SC, Brasil.